terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Xinguara terá sua primeira estação de água tratada em menos de 90 dias



A primeira etapa dos trabalhos visando a implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Xinguara, já começou. Três fases estão sendo executadas de forma paralela e uma delas é a implantação de 16 mil metros de redes e ligação de ramais prediais. A previsão de entrega da obra dessa etapa é de 90 dias e os primeiros beneficiados serão consumidores dos setores Itamarati, Alto Araguaia, Novo Horizonte e Bela Vista.
A Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins) por meio da Emsa - Empresa de Montagem Sul-Americana S/A), está executando essa gigantesca obra na cidade acompanhada de perto pelo SAAEX - Serviço de Autarquia de Água e Esgoto de Xinguara. A construção da estação de tratamento de água é fato inédito em Xinguara e na região sul do Pará. A obra está rigorosamente dentro dos padrões técnicos de engenharia, ambiental e sanitarista. Nessa fase está sendo construído filtro, casa de química, duas adutoras. Uma para levar água bruta do “manancial da praínha” - onde está sendo feita uma pequena represa - até a estação de tratamento, e uma outra que levará água tratada até ao reservatório no setor belo vista.
PAC – Xinguara foi contemplada com R$ 5 milhões oriundos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Tudo isso por meio dessa parceria que inicia com o presidente Lula - por ter criado esse programa - os ministros do governo; a bancada do Pará e o próprio governo do Estado do Pará. As obras com recursos do PAC começam ano que vem e vai responder de uma vez por todas com a demanda relacionada à água.

Iº Congresso de Mocidade da Igreja Deus é Amor

FOI UMA FESTA MARCANTE PELO PODER DE DEUS DERRAMADO SOBRE SEU POVO
A Igreja Pentecostal Deus é Amor realizou nos dias 26, 27 e 28 em Xinguara o I Congresso de Mocidade com o tema “O Dia do Senhor Virá”, baseado em II Pedro C 3 – V 10. O preletor da festa foi o consagrado homem de Deus, evangelista Jonilson Correia da Silva que pregou para uma grande multidão compareceu à festividade onde Deus operou sinais e maravilhas.
Esse foi o primeiro grande evento que reuniu a mocidade da IPDA de Xinguara onde o Senhor Deus Jeová, respondeu o clamor do seu povo. Nos três dias de festa o Senhor curou enfermos, salvou almas, libertou os oprimidos e dezenas de irmãos entre jovens, adolescentes e adultos foram batizados pelo nosso Consolador e Meigo Espírito Santo.
O primeiro Congresso de Mocidade da IPDA contou com a participação de caravanas dos municípios de Ourilândia, Rio Maria e do Distrito São Francisco, que prestigiaram esse grande momento realizado pela mocidade da igreja. “Estamos felizes porque o nosso Deus esteve conosco nessa festa onde quem participou viu Deus operar grandemente”, conta o Pastor Reizimar Ribeiro, um dos servos do Senhor alegre com a manifestação divina.
O Evangelista Jonilson Correia, foi o enviado por Deus para a festa. Veio exclusivamente da África, país onde mora há mais de dois anos pregando a Palavra de Deus. O irmão Jonilson, inclusive concedeu entrevista ao jornal Manancial, que será publicada na terceira edição. Não perca.

Xinguara com inclusão digital no Ensino Fundamental



Cerca de 3 mil alunos se formaram em computação no município

Xinguara é a única cidade do sul do Pará que oferece 100% de curso de informática voltado para a comunidade, desde o início de 2005.
Atualmente o sistema de inclusão digital funciona em todo o município com oito laboratórios em operação na área de computação operacional. Xinguara é também a única cidade da região a dispor de laboratório de informática na zona rural, sendo 20 computadores no distrito São José e oito computadores no distrito Rio Vermelho.
A idéia de instalar laboratórios de informática nas escolas não é apenas para ensinar os alunos a mexer no computador, mas também preparar os jovens para o mercado de trabalho.
O município tem um laboratório exclusivamente para computação gráfica, na escola Jader Barbalho. É um curso altamente profissionalizante destinado àquelas pessoas que já tenham feito o curso de computação operacional e que estejam cursando o Ensino Médio. Detalhe: na escola particular esse curso custaria sete parcelas de R$ 240,00 e Xinguara oferece gratuitamente.
O coordenador do sistema de inclusão digital em Xinguara é o professor e coordenador do sistema de informática, Ângelo Miguel de Carvalho Amorim, formado em Administração de Empresa e cursando curso de Direito no Centro Universitário Unieuro, em Brasília.
Segundo ele uma média de 2.900 alunos já se formaram em computação operacional e outros 120 alunos estão em fase de conclusão do curso de computação gráfica. “Sem informática ninguém trabalha e as famílias de baixa renda e com grande número de filhos não tem condições de pagar cursos de informática, e por isso, são as mais beneficiadas com esse sistema aqui em Xinguara”, diz o professor Ângelo.
Devido a necessidade das pessoas em querer trabalhar com urgência, o curso está sendo feito em 25 dias. Três horas de aula todo o dia. 15 horas por semana.
Conforme o coordenador, o aluno que tiver duas faltas já perdeu o curso. “Porque a gente não quer que ele saia com o certificado assinado pela Secretaria de Educação - que tem validade em todo o território nacional - com curso que não aprendeu”, explica.
Como em Xinguara a Inclusão Digital é levada sério, mais cinco laboratórios estão chegando para serem instalados no município subindo para 14 laboratórios com mais de 180 computadores. Os equipamentos são enviados pelo Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), responsável pela informatização das escolas em todo o Brasil.
Nos próximos dias também será implantado o laboratório Telecentro para atender pessoas que não tem acesso à internet.