terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Xinguara com inclusão digital no Ensino Fundamental



Cerca de 3 mil alunos se formaram em computação no município

Xinguara é a única cidade do sul do Pará que oferece 100% de curso de informática voltado para a comunidade, desde o início de 2005.
Atualmente o sistema de inclusão digital funciona em todo o município com oito laboratórios em operação na área de computação operacional. Xinguara é também a única cidade da região a dispor de laboratório de informática na zona rural, sendo 20 computadores no distrito São José e oito computadores no distrito Rio Vermelho.
A idéia de instalar laboratórios de informática nas escolas não é apenas para ensinar os alunos a mexer no computador, mas também preparar os jovens para o mercado de trabalho.
O município tem um laboratório exclusivamente para computação gráfica, na escola Jader Barbalho. É um curso altamente profissionalizante destinado àquelas pessoas que já tenham feito o curso de computação operacional e que estejam cursando o Ensino Médio. Detalhe: na escola particular esse curso custaria sete parcelas de R$ 240,00 e Xinguara oferece gratuitamente.
O coordenador do sistema de inclusão digital em Xinguara é o professor e coordenador do sistema de informática, Ângelo Miguel de Carvalho Amorim, formado em Administração de Empresa e cursando curso de Direito no Centro Universitário Unieuro, em Brasília.
Segundo ele uma média de 2.900 alunos já se formaram em computação operacional e outros 120 alunos estão em fase de conclusão do curso de computação gráfica. “Sem informática ninguém trabalha e as famílias de baixa renda e com grande número de filhos não tem condições de pagar cursos de informática, e por isso, são as mais beneficiadas com esse sistema aqui em Xinguara”, diz o professor Ângelo.
Devido a necessidade das pessoas em querer trabalhar com urgência, o curso está sendo feito em 25 dias. Três horas de aula todo o dia. 15 horas por semana.
Conforme o coordenador, o aluno que tiver duas faltas já perdeu o curso. “Porque a gente não quer que ele saia com o certificado assinado pela Secretaria de Educação - que tem validade em todo o território nacional - com curso que não aprendeu”, explica.
Como em Xinguara a Inclusão Digital é levada sério, mais cinco laboratórios estão chegando para serem instalados no município subindo para 14 laboratórios com mais de 180 computadores. Os equipamentos são enviados pelo Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), responsável pela informatização das escolas em todo o Brasil.
Nos próximos dias também será implantado o laboratório Telecentro para atender pessoas que não tem acesso à internet.

Nenhum comentário: